terça-feira, outubro 13, 2009

A Revitalização da EA

Apresentação
 O Conjunto Edificado da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais é também um Patrimônio Arquitetônico, Histórico e Cultural para Belo Horizonte. Ao longo desses 70 anos de trabalho a Academia abriga nos seus espaços e ambientes e desenvolve e utiliza com competência as atividades, os equipamentos e os serviços necessários ao ensino, a pesquisa e a extensão da Arquitetura e do Urbanismo comprovado não só pela excelência do seu corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo como pela alta qualidade profissional dos Arquitetos que por aqui passam.
Assim como a cidade é dinâmica e mutável, a Escola de Arquitetura e Urbanismo também é solicitada constantemente a mudar e se adequar ambiental, pedagógica e socialmente acarretando entre outras a necessidade de novos arranjos espaciais para o desenvolvimento de suas atividades fins. Muitas reformas foram realizadas nas suas instalações (ambientes, equipamentos, infraestrutura entre outras), mas todas no âmbito setorial e seguindo interesses e demandas temporárias e individualizadas. As condições ambientais do edifício, hoje, refletem a descontinuidade e falta de um planejamento abrangente que envolva bem mais do que a organização dos espaços arquitetônicos internos e externos.
Pretende-se com esse trabalho não só a racionalização e otimização espacial dos seus ambientes, mas o envolvimento de todos, docentes, discentes e técnicos administrativos que devem participar na gestão do ensino da pesquisa e da prestação de serviços à comunidade.
Objetivos
Melhorar a infra-estrutura física da Escola de Arquitetura, promovendo os rearranjos físicos necessários às atividades aqui desenvolvidas.

Comissão de Espaço Fí­sico



Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota
Profª. Drª. Marieta Cardoso Maciel
Prof. Arqtº. César Gualtieri
Prof. Arqtº. Gustavo de Araújo Penna
Prof. Eduardo Cabaleiro
Arqtº. Ricardo Orlandi França
Arqtº. Bruno Calazans Starling Freitas

Dossiê da Escola de Arquitetura




O “Dossiê da Escola de Arquitetura” foi elaborado com o objetivo de completar o diagnóstico da situação física e funcional de nossa Unidade, com especial ênfase na manutenção de seu espaço.

O Projeto de Revitalização



A partir do diagnóstico da situação atual e das necessidades de todos os setores da Escola, será elaborado projeto completo de recuperação e de manutenção permanente do edifício da Escola de Arquitetura. Trata-se de reinstalar o conjunto das atividades da Escola de acordo com proposta que integre reestruturação acadêmica e curricular e o significado sócio-cultural e histórico da mesma.
Proposta  Arquitetônica para Espaços edificados com ambientações consolidadas:
Curto/Médio Prazo
  • Auditório 
  • Congregação, Diretoria 
  • Sala-Museu Aleijadinho 
  • Recuperação do piso do hall 
  • Recuperação dos elevadores
  • Implantação de Sistema de Segurança interno e externo.Proposta Arquitetônica global para toda a edificação da EAUFMG visando a sua otimização, e flexibilização funcional bem como a ambiência.
Proposta Arquitetônica global para toda a edificação da EAUFMG visando a sua otimização, e flexibilização funcional bem como a ambiência (Longo Prazo).
Etapas do trabalho:
  • Pesquisas documentais e bibliográficas;
  • Entrevistas;
  • Elaboração dos programas de uso;


Obras em Andamento



  • Recuperação do lago do Jardim Frontal
  • Revisão de Projeto de Iluminação dos Jardim
  • Projeto de Segurança
  • Pintura de Salas
  • Recuperação/Reforma e Readaptação de Infra-Estrutura de salas do 3º andar (padrão sala 315)
 http://www.arquitetura.ufmg.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário